Público-alvo: Estudantes de cursos de licenciatura (15 vagas por turma)
Onde: Sala de aula – IC1
Quando:
● Turma 1: Quinta (20/02), 9h – 11h20
● Turma 2: Sexta (21/02), 9h – 11h20
Resumo
Você já pensou em como tornar o ensino das leis de Mendel mais acessível e dinâmico? Nesta oficina, você vai explorar como os processos da separação dos cromossomos durante a meiose podem explicar a herança genética mendeliana. A atividade inclui utilizar materiais fáceis de reproduzir em sala de aula, ajudando você a apresentar conceitos complexos de forma prática e interessante para seus futuros alunos. Venha aprender, trocar ideias e enriquecer suas estratégias de ensino!
Público-alvo: Estudantes da educação básica (30 vagas)
Onde: Sala de aula – IC1
Quando: Quinta-feira (20/02), 14h – 16h20
Resumo
Que tal aprender inglês de um jeito divertido enquanto explora temas importantes como a sustentabilidade? Nesta oficina, você vai descobrir como integrar o vocabulário e os conceitos de sustentabilidade em atividades criativas e lúdicas. Além de aprender na prática, você ajudará a criar materiais que poderão ser usados por outros estudantes. Junte-se a nós para conectar conhecimento, criatividade e consciência ambiental em uma experiência única!
Público-alvo: Público Geral (25 vagas)
Onde: Sala de aula – IC1
Quando: Quinta-feira (20/02), 9h – 11h20
Resumo
Em um mundo onde fake news e desinformação se espalham rapidamente, é essencial saber como identificar o que é verdadeiro e acessar informações confiáveis. Nesta oficina, você aprenderá a usar a Lei de Acesso à Informação (LAI) como uma ferramenta poderosa para checar fatos e monitorar dados públicos. Vamos explorar exemplos práticos, discutir como combater as fake news e entender o impacto da desinformação nas eleições e na sociedade. Participe para adquirir habilidades que te ajudarão a navegar com mais segurança no oceano de informações do dia a dia!
Público-alvo: Professores da educação básica e Estudantes de Licenciatura (20 vagas)
Onde: Sala de aula – IC1
Quando: Sexta-feira (21/02), 14h – 16h20
Resumo
Você já se perguntou como oferecer o melhor suporte a alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em sala de aula? Nesta oficina, vamos abordar os critérios diagnósticos e estratégias práticas de intervenção para tornar o ambiente escolar mais acolhedor e eficiente para esses estudantes. Além disso, será um espaço para troca de experiências entre professores e profissionais da psicologia, ajudando você a enfrentar os desafios e a encontrar soluções no dia a dia escolar. Venha se capacitar e fazer a diferença na vida dos seus alunos!
Público-alvo: Estudantes de licenciatura e professores da educação básica (30 vagas)
Onde: Sala de aula – IC1
Quando: Sexta-feira (21/02), 9h – 11h20
Resumo
Como superar desafios e construir uma carreira inspiradora em meio às barreiras sociais? Nesta oficina, você será convidado a refletir sobre temas como desigualdades de gênero, raça e acessibilidade, além de explorar estratégias para enfrentar esses obstáculos no contexto da educação pública.
Por meio de dinâmicas e debates, vamos compartilhar experiências e desenvolver ideias que promovam a justiça social e a inclusão. Juntos, discutiremos como integrar esses valores no cotidiano escolar e na formação docente, ajudando a transformar a educação em uma ferramenta de mudança para uma sociedade mais justa. Ao final, você sairá com um plano de ação prático e inspirador para aplicar em sua realidade profissional. Venha participar dessa jornada de impacto e reflexão!
Público-alvo: Professores da educação básica e estudantes de licenciatura (15 vagas por turma)
Onde: Laboratório – IC1
Quando:
● Turma 1: Quinta-feira (20/02), 14h – 16h20
● Turma 2: Sexta -feira (21/02), 14h – 16h20
Resumo
Que tal aprender a transformar temas complexos como poluição ambiental em conteúdos fascinantes para o Ensino Médio? Nesta oficina prática, você vai descobrir como determinar metais em amostras ambientais, como sedimentos e água do mar, utilizando técnicas laboratoriais acessíveis.
Além de explorar conceitos sobre monitoramento ambiental e poluição por metais, você terá a oportunidade de trabalhar diretamente com práticas laboratoriais e análises químicas. Ao final, estará preparado para levar esses temas relevantes e atuais de forma aplicada e dinâmica para a sala de aula, engajando seus alunos com questões ambientais. Não perca essa oportunidade de unir ciência, prática e ensino!
Público-alvo: Público Geral (30 vagas)
Onde: Sala de aula – IC1
Quando: Quinta-feira (20/02), 14h – 16h20
Resumo
Como podemos tornar a agricultura mais sustentável e resiliente diante das mudanças climáticas? Nesta oficina, você vai mergulhar no fascinante universo dos sistemas agroflorestais, uma estratégia inovadora que combina produção agrícola com árvores e animais, criando ecossistemas mais equilibrados e adaptados aos desafios climáticos.
Por meio de uma abordagem interativa e dinâmica, exploraremos os conceitos, tipos e benefícios desses sistemas em comparação aos métodos tradicionais de produção. Também discutiremos aspectos legais, viabilidade financeira e apresentaremos um estudo de caso inspirador do projeto Biomas.
Este minicurso é uma oportunidade única para repensar paradigmas e adotar práticas agrícolas mais promissoras e sustentáveis. Participe e faça parte da transformação da agricultura para um futuro melhor!
Público-alvo: Estudantes de licenciatura e professores da educação básica (20 vagas)
Onde: Sala de aula – IC1
Quando: Quinta-feira (21/02), 9h – 11h20
Resumo
Como o multiculturalismo pode enriquecer o ambiente escolar e formar cidadãos mais conscientes? Nesta oficina, vamos explorar o pluralismo cultural como um tema essencial e transversal nos Parâmetros Curriculares Nacionais.
Por meio de uma roda de conversa, discutiremos como transformar a escola em um espaço de promoção e reflexão sobre a diversidade cultural, abordando também suas implicações políticas e institucionais. É uma oportunidade para repensar práticas educacionais e fortalecer o papel do educador na construção de uma sociedade mais inclusiva e respeitosa.
Participe e descubra como a educação pode ser um poderoso caminho para valorizar as diferenças e promover a convivência entre culturas!
Público-alvo: Professores da educação básica (20 vagas por turma)
Onde: Sala de aula – IC1
Quando:
● Turma 1: Quinta-feira (20/02), 9h – 11h20
● Turma 2: Quinta-feira (20/02), 14h – 16h20
Resumo
Você sabia que a literatura infantil em inglês pode transformar as aulas de língua estrangeira e enriquecer a educação linguística das crianças? Nesta oficina prática e interativa, você vai aprender a incorporar histórias e livros em inglês de forma envolvente e significativa no ensino básico.
Vamos explorar desde a escolha de livros e técnicas de contação de histórias até a criação de materiais de apoio. As atividades unem teoria e prática, partindo das experiências dos participantes para desenvolver estratégias pedagógicas que encantam e educam.
Descubra como a literatura pode abrir novos horizontes para seus alunos e leve para a sala de aula vivências que estimulam a imaginação, o aprendizado e a criatividade.
Público-alvo: Público Geral (15 vagas)
Onde: Sala de aula – IC1
Quando: Quinta-feira (20/02), 9h – 11h20
Resumo
Já imaginou criar arte utilizando técnicas e materiais ancestrais que valorizam a sustentabilidade? Nesta oficina, você terá a oportunidade de experimentar o desenho com carvão, explorando sombras, texturas e contrastes, além de aprender a produzir tintas minerais a partir de pigmentos naturais.
Combinando prática artística e uma conexão profunda com a natureza, esta experiência é acessível para todos os níveis, desde iniciantes até amantes das artes. Seja qual for sua experiência, você será incentivado a soltar a criatividade enquanto descobre como a arte pode ser sustentável e cheia de significado.
Venha explorar o passado para criar algo novo e único com suas próprias mãos!
Público-alvo: Público Geral (15 vagas)
Onde: Sala de aula
Quando: Quinta-feira (20/02), 14h – 16h20
Resumo
Que tal criar seus próprios cadernos personalizados utilizando técnicas artesanais e materiais sustentáveis? Nesta oficina prática e criativa, você aprenderá desde a costura das páginas até a montagem de capas, explorando o design e a reutilização de materiais reciclados.
Se você é iniciante ou apenas quer desenvolver suas habilidades manuais, esta é a oportunidade perfeita para soltar a imaginação e criar cadernos únicos que refletem sua personalidade. Além de aprender, você estará contribuindo para o consumo consciente e sustentável.
Venha transformar ideias em arte e leve para casa suas próprias criações!
Público-alvo: Público Geral (15 vagas)
Onde: Sala de aula
Quando: Sexta-feira (21/02), 9h – 11h20
Resumo
Você já pensou em transformar papel descartado em obras de arte? Nesta oficina, você aprenderá a criar máscaras tridimensionais e articuladas usando materiais reciclados, unindo sustentabilidade e criatividade.
Descubra técnicas de modelagem e montagem que transformarão papéis comuns em peças expressivas e dinâmicas, com partes móveis. É uma atividade prática e envolvente, ideal para quem deseja explorar o reaproveitamento de materiais do dia a dia enquanto solta a imaginação.
Participe dessa experiência única e leve para casa uma máscara que carrega sua personalidade e consciência ambiental!
Público-alvo: Público Geral (15 vagas)
Onde: Sala de aula
Quando: Sexta-feira (21/02), 14h – 16h20
Resumo
Que tal aprender a criar tintas naturais usando frutas, legumes e verduras? Nesta oficina, você descobrirá como transformar ingredientes do dia a dia em materiais artísticos, unindo criatividade e sustentabilidade.
Os participantes acompanharão demonstrações práticas do processo de produção e, em seguida, terão a oportunidade de testar as tintas criadas em suas próprias pinturas. Essa atividade é perfeita para quem deseja explorar a relação entre arte e meio ambiente, experimentando novas formas de expressão artística com consciência ecológica.
Venha colorir seu mundo de forma sustentável e divertida!
Público-alvo: Público Geral (30 vagas)
Onde: Sala de aula – OC1
Quando: Sexta-feira (21/02), 9h – 11h20
Resumo
Você já se perguntou como as práticas das populações tradicionais contribuem para a preservação dos recursos naturais e a sustentabilidade? Nesta oficina, vamos explorar o papel fundamental dessas comunidades no manejo sustentável dos recursos pesqueiros marinhos e estuarinos no Brasil.
Discutiremos conceitos como território, identidade e diversidade, e como eles se refletem nas práticas sociais da pesca artesanal. Além disso, abordaremos as experiências das Reservas Extrativistas Marinhas e os marcos legais que reforçam a importância da organização social para a gestão eficiente dos recursos naturais.
Esta é uma oportunidade única para compreender como essas práticas podem ajudar a mitigar a pressão sobre os ecossistemas, especialmente em um cenário de mudanças climáticas. Participe e descubra como o conhecimento tradicional pode ser uma poderosa estratégia para o futuro sustentável!
Público-alvo: Professores da educação básica – 30 vagas por turma
Onde: Sala de aula – IC1
Quando:
● Turma 1: Quinta-feira (20/02), 14h – 16h20
● Turma 2: Sexta-feira (21/02), 9h – 11h20
Resumo
Você sabia que a segurança hídrica é essencial para o desenvolvimento sustentável de qualquer região? Nesta oficina, você aprenderá sobre os fatores que influenciam a disponibilidade e qualidade da água, além de como isso impacta diretamente comunidades e ecossistemas.
A atividade começa com uma apresentação interativa sobre o tema e, em seguida, você participará de exercícios práticos em grupo para identificar regiões vulneráveis, os fatores que afetam a segurança hídrica e possíveis soluções para promover melhorias. Ao final, os resultados serão compartilhados e debatidos, enriquecendo ainda mais o aprendizado coletivo.
Participe desta oportunidade de ampliar seus conhecimentos e levar esse tema crucial para a sala de aula, contribuindo para a formação de estudantes mais conscientes e engajados com o meio ambiente!
Público-alvo: Professores da educação básica e estudantes de licenciatura (20 vagas)
Onde: Sala de aula – IC1
Quando: Quinta-feira (20/02), 14h – 16h20
Resumo
Você já pensou na importância dos oceanos para a nossa vida e como isso pode ser trabalhado em sala de aula? Nesta oficina, conduzida por especialistas em Oceanografia Ambiental e Educação Ambiental, vamos explorar a cultura oceânica e sua relevância na formação de uma mentalidade sustentável e conectada ao meio ambiente marinho.
A atividade tem como objetivo capacitar professores e estudantes de licenciatura na implementação da Cultura Oceânica no Ensino Básico. Juntos, vamos desenvolver propostas regionais práticas que promovam a sensibilização sobre os oceanos, sua conservação e a participação da educação em processos de sustentabilidade
Participe desta oportunidade única de aprofundar seus conhecimentos e colaborar na construção de uma educação mais conectada com os desafios ambientais atuais!
Público-alvo: Estudantes do ensino fundamental II e ensino médio (15 vagas por turma)
Onde: Sala de aula – IC1
Quando: Quinta-feira (20/02) e sexta-feira (21/02), com sessões de 45 minutos, às 9h e 10h (manhã) e às 14h e 15h (tarde)
Resumo
Você sabia que baleias e golfinhos dependem dos sons para navegar, caçar e se comunicar, e que suas vocalizações são um reflexo da saúde dos oceanos? Nesta oficina interativa, você irá mergulhar no mundo acústico desses incríveis mamíferos marinhos e descobrir como o som é essencial para suas vidas. Aprenda como o monitoramento acústico ajuda os cientistas a estudar e proteger esses bioindicadores marinhos. Com vídeos, jogos e quizzes, você terá a oportunidade de identificar os sons desses animais e entender seus significados. Além disso, vivenciará os desafios que enfrentam no oceano, como o impacto do ruído submarino causado por atividades humanas. Esta experiência imersiva permitirá que você escute os sons do oceano e compreenda como suas ações podem ajudar na conservação dos cetáceos e do ambiente marinho. Venha descobrir como o som conecta a vida marinha e inspire-se a fazer a diferença pelos oceanos!
Público-alvo: Professores da educação básica (15 vagas por turma)
Onde: Sala de aula – IC1
Quando:
● Turma 1: Quinta-feira (20/02), 9h – 11h20
● Turma 2: Sexta-feira (21/02), 9h – 11h20
Resumo
A energia solar é uma das principais soluções para a sustentabilidade e pode ser um tema fascinante para o ensino de ciências, física, química e matemática. Esta oficina oferece uma abordagem integrada e prática para que professores levem esse conceito às salas de aula, despertando o interesse dos alunos e promovendo a interdisciplinaridade.
A oficina será dividida em três etapas:
1. Exploração Conceitual
Os participantes terão uma introdução aos fundamentos da energia solar, suas aplicações no Brasil e no mundo, e exemplos de projetos que utilizam essa tecnologia. Será discutido como o tema pode ser abordado de forma interdisciplinar nas disciplinas escolares, ampliando seu potencial pedagógico.
2. Planejamento Didático
Professores serão incentivados a transformar o conteúdo aprendido em atividades interativas para diversas áreas do conhecimento. Serão apresentadas estratégias para integrar a energia solar às aulas de ciências, física, química e matemática, adaptadas às diferentes faixas etárias dos estudantes.
3. Atividade Prática: Construção de um Carrinho Movido à Energia Solar
Nesta etapa, os professores construirão um carrinho solar utilizando materiais recicláveis, como papelão e pequenos painéis solares. Essa atividade prática demonstra, de forma tangível, conceitos como eficiência energética e inovação sustentável. O objetivo é capacitar os participantes a replicar essa experiência com seus alunos, tornando o aprendizado dinâmico e envolvente.
Ao final, os professores sairão da oficina com ferramentas concretas, um plano de aula estruturado e a inspiração para transformar a energia solar em um tema envolvente e interdisciplinar na educação básica.
Público-alvo: Professores da educação básica – 15 vagas por turma
Onde: Sala de aula – IC1
Quando:
● Turma 1: Quinta-feira (20/02), 14h – 16h20
● Turma 2: Sexta-feira (21/02), 14h – 16h20
Resumo
Que tal aprender uma técnica criativa e divertida que pode transformar suas aulas? Nesta oficina prática e dinâmica, você descobrirá o mundo do Stop Motion, uma técnica de animação que dá vida a personagens e histórias por meio de fotografias sequenciais.
Durante a oficina, você aprenderá desde a modelagem de personagens com massa de modelar colorida até a captura de imagens e o uso de softwares simples para criar animações incríveis. Ao final, cada participante terá produzido um curta-metragem animado, vivenciando todo o processo criativo de transformar ideias em movimento.
Não é necessário ter experiência prévia, apenas curiosidade e vontade de explorar essa ferramenta poderosa, que pode ser aplicada em diferentes disciplinas para envolver os alunos de forma única e inovadora!
Público-alvo: Estudantes de licenciatura (20 vagas)
Onde: Sala de aula – IC1
Quando: Sexta-feira (21/02), 14h – 16h20
Resumo
Você sabia que as informações de patentes podem ser ferramentas poderosas para enriquecer o ensino e a aprendizagem? Nesta oficina, voltada para estudantes de licenciatura, vamos explorar como utilizar dados patentários para criar metodologias inovadoras na Educação Profissional e Tecnológica.
Os participantes terão a oportunidade de conhecer as bases de dados de patentes e aprender como integrá-las ao processo educacional, promovendo o ensino baseado em práticas reais de inovação e desenvolvimento tecnológico.
Se você deseja levar criatividade, relevância e um toque de inovação para suas futuras aulas, esta oficina é a oportunidade perfeita para expandir suas estratégias pedagógicas.
Público-alvo: Público Geral (20 vagas por turma)
Onde: Sala de aula – IC1
Quando:
● Turma 1: Quinta-feira (20/02), 9h – 9h45
● Turma 2: Quinta-feira (20/02), 10h – 10h45
● Turma 3: Sexta-feira (21/02), 14h – 14h45
● Turma 4: Sexta-feira (21/02), 15h – 15h45
Resumo
Você já pensou no poder das plantas medicinais e no impacto da qualidade da água no preparo dos chás? Nesta oficina sensorial e educativa, você descobrirá os benefícios e os riscos associados ao uso das plantas medicinais, aprendendo como utilizá-las de forma segura e eficaz.
Abordaremos temas como envelhecimento saudável, possíveis interações medicamentosas e o uso racional de chás, incluindo dicas específicas para crianças. Além disso, os participantes receberão materiais informativos e orientações para criar jardins comunitários de plantas medicinais, promovendo práticas sustentáveis e a valorização dos recursos naturais locais.
Venha explorar os segredos das plantas medicinais, aprender técnicas práticas e adotar um estilo de vida mais saudável e consciente. Transforme sua relação com a natureza e a saúde de forma segura e sustentável!
Público-alvo: Professores da educação básica (20 vagas)
Onde: Sala de aula – IC1
Quando: Quinta-feira (20/02), 9h – 11h20
Resumo
Como unir leitura e conscientização ambiental para inspirar seus alunos? Nesta oficina, professores serão capacitados a utilizar metodologias que integram a leitura literária e não-literária em ambientes litorâneos, promovendo a sensibilização ecológica e a valorização da biodiversidade marinha.
A atividade inclui rodas de leitura, criação de narrativas interativas e planejamento de projetos temáticos voltados para a sustentabilidade. Além disso, serão exploradas as bibliotecas comunitárias como espaços de aprendizado coletivo e inteligência sensível, apresentando a Biblioteca do Mar como um modelo para enriquecer experiências educativas em ambientes litorâneos.
Participe e descubra como a literatura pode ser uma ferramenta poderosa para formar cidadãos críticos, engajados e conectados com o meio ambiente. Venha aprender, inspirar e transformar!
Público-alvo: Professores da educação básica (20 vagas)
Onde: Sala de aula – IC1
Quando: sexta-feira (21/02), 14h – 16h20
Resumo
Prepare-se para uma maratona tecnológica que combina educação, inovação e sustentabilidade! O Hackathon EcoTech convida professores e estudantes a colaborar no desenvolvimento de soluções automatizadas para monitoramento ambiental em ambientes costeiros.
Nesta oficina, os participantes aprenderão a criar protótipos funcionais capazes de monitorar a qualidade do ar e da água em tempo real. Utilizando kits tecnológicos como Arduino e sensores ambientais, essa experiência prática estimulará a criatividade, o trabalho em equipe e a solução de problemas, promovendo aprendizado interdisciplinar e conscientização ambiental.
Combinando tecnologia, pedagogia e meio ambiente, este evento é uma oportunidade única para integrar práticas sustentáveis ao ensino, inspirando estudantes e professores a enfrentarem os desafios da sustentabilidade com inovação e criatividade.
Participe deste desafio e contribua para o futuro da educação e da preservação ambiental!
Público-alvo: Estudantes da educação básica (20 vagas)
Onde: Sala de aula – IC1
Quando: Sexta-feira (20/02), 9h – 11h20
Resumo
Você já imaginou criar obras de arte em movimento? Nesta oficina, você será convidado a explorar a mágica da animação tradicional 2D, unindo ciência e criatividade para descobrir novas formas de expressão artística.
A oficina será dividida em duas partes:
1. Introdução à Animação Tradicional
Você aprenderá sobre o contexto estético, social e educativo da animação, conhecendo diferentes técnicas como brinquedos ópticos e seus usos na contemporaneidade.
2. Prática com Animação Tradicional 2D
Coloque a mão na massa e crie seus próprios brinquedos ópticos, como Flipbooks ou Zootropos, experimentando a ilusão do movimento. Durante a prática, você aprenderá técnicas seguras e simples para desenvolver suas criações, superando desafios e descobrindo como transformar ideias em animações incríveis.
Ao final, você apresentará sua criação e verá a magia acontecer! Esta oficina é uma oportunidade única para explorar o universo da animação e expandir seus limites criativos.
Público-alvo: Estudantes de licenciatura (20 vagas)
Onde: Mini-auditório – Anexo B do IC1
Quando: Sexta-feira (20/02), 9h – 11h20
Resumo
Como a fotografia pode nos ajudar a enxergar o mundo de novas maneiras? Este minicurso oferece uma jornada interativa e reflexiva sobre o universo da fotografia, unindo técnica, criatividade e filosofia.
Começaremos com uma introdução à formação de imagens e projeções audiovisuais, seguida de uma atividade prática: os participantes serão convidados a fotografar fenômenos que despertam sua curiosidade e, em seguida, compartilhar suas fotos para análise e discussão coletiva. Durante esse processo, exploraremos a evolução técnica da fotografia, os elementos de linguagem visual e suas conexões com a ciência, a educação e a filosofia.
Com uma abordagem dialógica, esta oficina conecta o concreto e o abstrato, o visível e o invisível, proporcionando um novo olhar sobre como capturamos e interpretamos o mundo ao nosso redor. Traga seu celular e venha descobrir como transformar imagens em narrativas poderosas e significativas!
Público-alvo: Público Geral (20 vagas)
Onde: Sala de aula – IC1
Quando: Sexta-feira (20/02), 9h – 11h20
Resumo
O mar é uma riqueza subestimada, mas essencial para o desenvolvimento do Espírito Santo. Este minicurso mergulha no conceito de Economia do Mar, explorando como atividades como pesca, turismo, portos, óleo e gás, extração mineral e construção naval podem impulsionar a diversificação e a sustentabilidade econômica da região.
Vamos discutir como essas atividades podem ser integradas com inovação tecnológica e práticas sustentáveis, apresentando iniciativas inspiradoras e reflexões sobre os desafios e oportunidades para implementar uma matriz econômica baseada no mar no contexto capixaba.
Participe desta oficina para entender o potencial transformador do mar e como ele pode se tornar um vetor de desenvolvimento econômico sustentável para o futuro do Espírito Santo!
Público-alvo: Estudantes da educação básica (30 vagas por turma)
Onde: Sala de aula – IC1
Quando:
● Turma 1: Sexta-feira (21/02), 9h – 10h
● Turma 2: Sexta-feira (21/02), 10h – 11h
Resumo
Você sabia que os organismos costeiros, como algas, mexilhões e ostras, desempenham um papel essencial na sustentabilidade global? Esta oficina-exposição interdisciplinar busca divulgar a biodiversidade costeira brasileira, mostrando sua relevância ecológica e econômica e relacionando-a aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, especialmente os voltados à vida na água (ODS 14) e à sustentabilidade ambiental. Por meio de atividades práticas e interativas, como a análise de exemplares e a criação de materiais educativos, os participantes irão explorar as funções ecológicas desses organismos e suas conexões com o equilíbrio ambiental. Além disso, a oficina estimula reflexões sobre a importância de conservar habitats marinhos e a integração desses temas no cotidiano escolar, promovendo um aprendizado crítico e engajado com os desafios da sustentabilidade global.
Público-alvo: Professores da educação básica e estudantes de licenciatura (20 vagas)
Onde: Sala de aula – IC1
Quando: Quinta-feira (20/02), 14h – 15h
Resumo
Ensinar mudanças climáticas pode ser desafiador, mas nesta oficina você aprenderá como tornar esse tema envolvente e relevante para seus alunos. A atividade explora conceitos fundamentais de mudanças climáticas e como identificar e combater a disseminação de fake news sobre o tema. Com uma dinâmica prática, será apresentado um plano de aula inicial, seguido de discussões em grupo para troca de experiências e ajustes no planejamento. Os participantes poderão adaptar as atividades propostas para suas realidades, criando estratégias que combinam ciência e ensino de forma impactante. Não perca a chance de aprimorar sua prática pedagógica e inspirar seus alunos a refletirem sobre os desafios ambientais do nosso tempo!
Público-alvo: Professores da educação básica e estudantes de licenciatura (20 vagas)
Onde: Sala de aula – IC1
Quando: Quinta-feira (20/02), 14h – 15h
Resumo
A acidificação dos oceanos é um fenômeno silencioso, mas com consequências profundas para a vida marinha. Nesta oficina, você aprenderá a realizar um experimento prático e acessível que demonstra o impacto do aumento de dióxido de carbono no pH da água do mar e suas implicações para organismos como corais e moluscos. Além disso, vamos discutir os conceitos científicos por trás desse processo e explorar formas de conectar o tema às competências da BNCC. Você também descobrirá estratégias para integrar este conteúdo à sua sala de aula de forma contextualizada e engajante, promovendo a conscientização sobre sustentabilidade e mudanças climáticas. Leve para seus alunos um aprendizado transformador com práticas simples e significativas!
Público-alvo: Professores da educação básica e estudantes de licenciatura (20 vagas)
Onde: Sala de aula – IC1
Quando: Quinta-feira (20/02), 15h20 – 16h20
Resumo
Nesta oficina prática e criativa, você aprenderá a construir materiais didáticos que abordam as respostas das espécies marinhas às mudanças climáticas nos oceanos. Com o uso de quebra-cabeças interativos, os participantes irão preencher lacunas de um mapa, relacionando causas, fenômenos e consequências das alterações climáticas. Essa abordagem lúdica e educativa oferece uma maneira inovadora de ensinar sobre impactos ambientais e mudanças climáticas, incentivando o pensamento crítico e a participação ativa dos alunos. Saia da oficina com ferramentas prontas para aplicar em sala de aula e engajar seus estudantes com questões ambientais contemporâneas!
Público-alvo: Professores da educação básica e estudantes de licenciatura (20 vagas)
Onde: Sala de aula – IC1
Quando: Quinta-feira (20/02), 15h20 – 16h20
Resumo
Como a crise climática pode afetar nosso futuro e como podemos agir para enfrentá-la? Nesta oficina, vamos explorar temas como aquecimento global, derretimento de geleiras e elevação dos níveis do mar, relacionando esses fenômenos ao impacto em diferentes regiões brasileiras. A atividade inclui uma dinâmica interativa que simula de forma lúdica os efeitos das mudanças climáticas e incentiva a reflexão sobre estratégias de prevenção e mitigação. Descubra como transformar esse tema complexo em um aprendizado envolvente e prático para seus alunos, integrando ciência, sustentabilidade e ação climática no ensino básico.
Público-alvo: Público Geral (20 vagas por turma)
Onde: Sala de aula – IC1
Quando:
● Turma 1: Quinta-feira (20/02), 9h – 9h45
● Turma 2: Quinta-feira (20/02), 10h – 10h45
● Turma 3: Sexta-feira (21/02), 14h – 14h45
● Turma 4: Sexta-feira (21/02), 15h – 15h45
Resumo
Conheça Jujuba, a mascote que te levará a uma viagem inesquecível pelo mundo das baleias e golfinhos! Nesta oficina interativa e lúdica, os participantes vão explorar espécies emblemáticas da costa brasileira e descobrir como esses incríveis animais marinhos fazem parte do ambiente costeiro capixaba. A atividade promove curiosidade científica, conscientização ambiental e introdução ao monitoramento e pesquisa desenvolvidos pelo Projeto Amigos da Jubarte. Jujuba compartilhará suas histórias de migração da Antártica ao Espírito Santo, e a oficina incluirá ferramentas exclusivas de educação ambiental. Com um tabuleiro gigante, os participantes farão testes de seus conhecimentos, enquanto óculos de realidade virtual 360º 3D oferecerão a experiência de observar baleias no oceano como se estivessem em um navio. Venha explorar, aprender e se divertir em uma aventura inesquecível no universo das baleias e golfinhos!